domingo, 12 de julho de 2009

Reunião Familiar

Uma reunião familiar se fez. Todos sentados à mesa, alguns com os seus copos de cerveja. Um assunto surgiu despertando uma discussão. Eu estava sentada num canto, conversando flores com uma amiga recente. No entanto o tom de voz que vinha do outro lado da mesa chamou nossa atenção. Entre saudades e ciúmes os gritos transitavam, todos olhavam perplexos os desabafos da mãe e da filha que iam ultrapassando os limites da verdade. Filha foi, mãe ficou. O silêncio momentâneo também estacionou.
Com a viagem do silêncio para outros horizontes, as palavras voltaram a ganhar o lugar. Mas agora elas eram de desabafo e justificativa da cena injustificável. Do desabafo veio uma lágrima, depois outra. Três senhoras apoiavam os olhos nos dedos e a cabeça nas mão. Choravam. E no meio do choro a outra senhora, que não escuta bem olhou a cena e, apontando para as três irmãs, falou:
-Me deu uma vontade de rir agora!
Riu. Eu ri e as senhoras não choravam mais.
Dois minutos depois a velha rizonha levantou-se e caminhou até mim e a recente amiga e começou a recitar uma poesia do tamanho do Brasil. E tudo terminou em impacientes aplausos.

Um comentário:

Anônimo disse...

e eu reflito: ai se houvesse mais espontaneidade...