sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Você sabe o que tem naquela placa amarela?



Chego a casa de minha tia avô e a primeira criaturinha com quem me deparo é a minha priminha que deve ter seus 4 anos (nunca sei a idade das pessoas). Ela olha pra mim e, antes mesmo de dizer oi, pergunta apontando para a placa na cerca elétrica:
-Você sabe o que tem naquela placa amarela?
- Não. Respondo
- Cerca Elétrica. Perigo.
E logo depois olha pra minha mãe e diz:
-Você sabe o que tem naquela placa amarela?
e depois pro meu pai...
-Você sabe o que tem naquela placa amarela?
e depois pro meu irmão...
-Você sabe o que tem naquela placa amarela?
E quando meus tios chegam ela corre e pergunta
-Você sabe o que tem naquela placa amarela?
E todos que chegam a casa ela recebe com o mesmo discurso.

Um certo momento ela segura minha mão e me leva pra um lugar próximo a cerca e pergunta:
- O que é aquele "X" com um esqueleto?
- É uma caveira dizendo que ali é perigoso.
Ela começa a ficar inquieta e bater nas pernas e eu acabo ficando sem ação.
- Perigo, só tem perigo...o que é perigo? eu não sei o que é perigo, por que não tem uma tartaruga? Por que tem uma caveira? Eu não sei o que é perigo, mas é perigo...
Eu fico de joelhos e dou um abraço nela.
-Calma Clarinha. Ó, perigo é uma coisa que machuca...
- E faz sangue?
- Isso mesmo...
Ela volta a ficar inquieta questionando a caveira e começa a criar uma história para aquilo.
- Por que se a gente tocar lá a gente vira um esqueleto? A gente vai acabar perdendo os dentes. E como que a gente vai comer sem dentes? Vai ficar todo mundo com cara de esqueleto, ai vai ficar todo mundo igual. Como eu vou saber que eu sou eu?
O que? de onde essa criança tá tirando essas perguntas? Eu fico sem resposta por horas, só escutando ela falar. Ela fala sem parar. Eu começo a ficar meio tonta com tantas indagações.
Após um tempo eu digo.
- Você não vai virar um esqueleto é só brincar longe da cerca que fica tudo bem.
Ela para.
Olha nos meus olhos por alguns segundos em silencio.
Olha pro lado e vê seus dois priminhos brincando.
Diz:
- Eles nem sabem o que é perigo.
E corre até eles e pergunta:
-Você sabe o que tem naquela placa amarela?

Um comentário:

Renan O. Pacheco disse...

Que legal!!

Eu fiquei comparando com a minha sobrinha de 3 anos e seus intermináveis 'porquês'.

Talvez um dia eu escreva algo curioso e legal como esse escrito por você.

Parabéns.

bjinh