sexta-feira, 20 de junho de 2014

Árvores

 
Árvore do caminho. Foto: Josie Pessoa

  Sempre tive fascínio pelo céu... ia pela estrada com os olhares hipnotizados nos tons de azul e nas formas das nuvens. O céu sempre me chamou, me trouxe a liberdade que eu tanto desejo. Dessa vez, na estrada, a paisagem que me puxou os olhares não foi a do azul, meu olhar estava mais baixo. Me encantava com as formas das árvores e os tons de verde das plantas e gramados misturados com os tons secos das montanhas. A árvore sozinha no alto da montanha verde viva falou comigo palavras sem lógica, mas cheias de amor e beleza. O conjunto de laranjeiras tinha um amarelo gritante num berro natural e minimalista. E o conjunto de árvores que não sei a espécie, com um ar de filme europeu me transportou para outro espaço bem longe de mim. A árvore seca acinzentada me mostrava o silêncio do qual as pessoas tem medo, aquele silêncio que provoca o tão difícil encontro com nosso eu. E os pequenos galhos e folhas saídos das pedras me ensinavam que tudo é possível dependendo do nível de determinação que se tem.  Aquele campo verde com um lago imenso, me lembrou do quanto sou pequena nesse mundo. Sou uma formiguinha perto daquelas árvores de tronco grosso com raízes expostas e barrocas.  Lembrei de Arnaldo Antunes me cantando: "As árvores são fáceis de achar, ficam plantadas no chão"... Lembrei também da árvore da parada do 52 perto da minha casa, em Natal. A árvore que dá sombra e acompanha aqueles que esperam, que avisa aos ônibus que ali tem gente esperando. Aquela árvore já me protegeu do sol do meio dia e já conversou comigo algumas vezes quando a espera era longa. Lembrei da nossa longa conversa numa noite a uns 6 anos atrás.

    Antes, interpretava o meu fascínio pelo céu como uma manifestação do meu espírito sedento de liberdade e cheio de sonho (ainda vejo assim), a paixão pelo céu não se apagou, mas ao me deparar inteiramente cativada pela terra durante pouco mais de 6 horas de estrada fiquei curiosa quanto a essa nova percepção de espaço, seria uma nova percepção de mim? Será que a mudança de ares me trouxe outras mudanças? Meus desejos estão criando raízes? A terra me traz mais clareza de mim.

Nenhum comentário: